Quantos banhos o cachorro pode tomar por semana?

0

Ver seu cãozinho com os pelos brilhantes, penteados e com aroma de shampoo é, realmente, muito agradável. A vontade é de dar banho nele várias vezes na semana, afinal, nada melhor que aquele cheirinho pós-banho!

Mas será que pode dar banho em cachorro com tanta frequência? É sobre isso que vamos falar hoje.

Entenda tudo sobre o banho do seu cão, qual é a periodicidade ideal e aprenda a dar banho como se o seu animalzinho estivesse indo ao pet shop!

Qual é a periodicidade ideal para dar banho em cachorro?

foto

A frequência ideal para dar banho em cachorro depende do tamanho dos pelos, do estilo de vida que o animal leva e do seu estado de saúde. De maneira geral, se formos estipular uma média entre as orientações veterinárias, recomenda-se dar banho a cada 15 dias.

O banho em excesso pode gerar consequências graves ao cão, como:

  • remoção da oleosidade da pele, uma proteção natural contra fungos e bactérias, o que o deixa mais suscetível a alergias e doenças dermatológicas.
  • Acúmulo de umidade entre os pelos, o que também favorece a proliferação de microrganismos que fazem mal à saúde.
  • Baixa imunológica, já que o banho também remove as bactérias boas, ou seja, aquelas que ajudam na proteção do organismo e da pele. O banho em dias frios e a mudança brusca de temperatura no corpo também podem reduzir a imunidade.

Cães de pelo curto

Para cães com pelagem curta – como o Buldogue, Pastor Alemão e alguns SRDs (os chamados vira-latas) – você pode dar banhos com intervalos de 15 a 30 dias, já que o acúmulo de sujeira é menor.

Cães de pelo longo

Já para os cães com pelagem extensa – como Golden Retriever, Poodle e Border Collie – a periodicidade quinzenal é a ideal. Isso porque os pelos podem se embaraçar e, como são densos, acumulam mais poeira e microrganismos.

No caso dos cães com pelos que parecem cabelo humano, como o Shih-tzu, Yorkshire e Maltês, a recomendação é diferente. Eles acumulam muita oleosidade na pele e, por isso, o banho pode ser mais frequente: a cada 7 ou 10 dias.

Estilo de vida

Se o seu cão não tem o costume de se sujar, como aqueles que vivem em apartamentos, tem pelos curtos, não convive com outros animais e é menos ativo, é possível dar banhos até mensalmente.

Nesses casos, é interessante higienizar ao menos as patinhas ao voltar do passeio e antes de entrar em casa. Essa é uma atitude importante para proteger a sua casa contra os microrganismos trazidos da rua.

Caso você vá viajar com seu cãozinho, é interessante dar um banho nele antes de pegar o ônibus ou o avião, por exemplo.

Saúde do seu cão

Além da característica dos pelos, é importante considerar que cada cãozinho tem suas particularidades. Converse com o veterinário para definir a melhor periodicidade para ele.

Se o seu cachorro tem Dermatite Atópica Canina, por exemplo, a lavagem pode ser recomendada com mais frequência e com produtos especiais para remover os microrganismos que causam alergias e pruridos; se ele tem recorrência de otite e outras inflamações, é melhor reduzir a frequência.

Banho em cachorro filhote

O banho é recomendado apenas a partir do segundo ou terceiro mês de vida (consulte o veterinário) e sempre deve ser dado em casa. Até esse período, limpe sua barriga e a região genital apenas com uma toalhinha úmida.

O pet shop pode oferecer riscos à saúde do cão, uma vez que ele ainda não está devidamente vacinado e vermifugado. Depois que ele tomar todas as vacinas obrigatórias (geralmente a partir dos 4 meses de idade), ele pode frequentar o pet shop.

3 dicas para dar banho em cachorro

Quando o assunto é banho, é importante prestar atenção em alguns detalhes para cuidar da saúde do pet, mantendo-o limpinho.

1. Dê preferência aos dias mais quentes

Em dias frios, as trocas de temperatura que ocorrem no banho podem causar doenças respiratórias em seu cão e baixar sua imunidade. O calor ainda ajuda a secar os pelos naturalmente, reduzindo os riscos de fungos e bactérias se proliferarem.

Por isso, procure levá-lo ao pet shop ou dar banho em casa em dias mais quentes. No inverno, portanto, reduza a frequência dos banhos. É provável que seu cão se suje menos nessa estação também, permitindo que você o lave apenas uma vez ao mês.

2. Escove os pelos diariamente

A escovação tem um importante papel ao remover o excesso de sujeira da pelagem e ainda ajudar a não embaraçar e acumular resíduos e células mortas, que causam o mau cheiro. Os pelos com nó podem até dificultar a locomoção do cão.

Então, se você quer manter seu cãozinho limpo todos os dias, uma dica é escovar os pelos diariamente. Para cães de pelos curtos, pode-se escovar a cada dois ou três dias.

3. Faça a tosa higiênica

Outra alternativa para manter seu cão com cheiro agradável e livre de nós nos pelos é a tosa higiênica. A partir de um ano de idade, seu cão pode ser tosado mensalmente ou até com mais frequência, se os pelos crescerem muito rápido.

A tosa ajuda a:

  • Evitar a multiplicação dos fungos e bactérias
  • Reduzir o acúmulo de sujeira
  • Retirar os pelos das patas para facilitar a locomoção do cão
  • E ainda evitar que a pelagem se embarace.

Cães com pelagem curta

Cães com pelagem curta não demandam uma tosa frequente. Cães como Pugs, Beagles e outras raças sem pelo não devem ser tosados, já que a pele fica muito exposta e o risco de desenvolver uma foliculite aumenta.

Como dar banho rápido em cachorro?

foto

Se você quer aprender a dar um banho completo em seu cão em casa, com todas as dicas para protegê-lo e para que seja um momento agradável, temos um conteúdo dedicado a como dar banho e tosa em seus pets.

Mas, se você quer apenas dar um banho rápido para agilizar sua rotina no dia a dia, aí vão algumas dicas:

  • Coloque-o em um espaço fechado para evitar que ele fuja a todo momento. Banhos não costumam ser a atividade favorita dos cães.
  • Já deixe o ambiente preparado, com o shampoo e a toalha à mão e a água morna.
  • Escove-o antes do banho para remover os nós, resíduos e células mortas.
  • Sempre proteja as orelhas com um pequeno pedaço de algodão (não coloque muito fundo para não machucar o ouvido). Isso evitará que a água entre e cause uma infecção chamada otite.
  • Depois do banho, o ideal seria utilizar um secador de cabelos para deixar seu pet totalmente seco, mas, para acelerar, dê o banho em um dia quente e seque-o bem apenas com uma toalha.

A infecção de ouvido é uma doença que pode ser grave, causar mau cheiro, uma cera preta na região auricular e outros sintomas sérios. Entenda agora tudo sobre a otite em cães e cuide da saúde do seu pet!

Pode passar perfume em cachorro?

Apesar de muitos tutores adorarem o perfume dos shampoos, os veterinários indicam que os produtos utilizados no banho tenham o mínimo de aroma. Os shampoos com perfume podem causar alergias aos cães, tanto respiratórias quanto de pele, além de causar incômodo.

Lembre-se que o olfato canino é bem mais apurado que o nosso.

Se o seu cão está com muito mau cheiro e a frequência de banhos não está suficiente, é interessante consultar um veterinário. O odor pode ser sintoma de alguma alteração na pele e os exames clínicos e laboratoriais poderão identificar se há um problema de saúde.

Quer entender melhor? Então, veja as principais doenças dermatológicas em cães e por que causam mau odor.

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *